2013: Ano Internacional de Cooperação pela Água

Desde que foi criado em 1992, pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial da Água é comemorado em 22 de março, oportunidade que os países têm de fazer reflexões e ações voltadas para a preservação da água, este fabuloso recurso natural, que é finito e vem se degradando ao longo dos séculos. Para chamar a atenção para a importância da água, a preocupação da ONU não foi em vão, pois apesar de 75% da superfície do planeta Terra ser recoberta por massas líquidas, a água doce não representa mais do que 3% desse total. Apenas um terço da água doce dos rios, lagos, lençóis freáticos superficiais e atmosfera é acessível; o restante está concentrado em geleiras, calotas polares e lençóis freáticos profundos.

Assim, o Dia Mundial da Água gerou análises, processos de conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver os graves problemas decorrentes do mau uso da água. Na ocasião da criação desta importante data, a ONU divulgou também a Declaração Universal dos Direitos da Água, apresentando uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água. Porém, apesar de todas estas iniciativas, cerca de 11% da população mundial ainda não possui acesso à água potável e 37% vive sem redes de esgoto.

Para tentar mudar essa realidade, em dezembro de 2010, a Assembleia das Nações Unidas declarou o ano de 2013 como o Ano Internacional de Cooperação pela Água, com base em uma proposta de um grupo de países iniciada pelo Tajiquistão. Em agosto de 2011, a UNESCO foi oficialmente nomeada pela ONU para liderar os preparativos para o Ano Internacional e o Dia Mundial da Água em 2013. A cooperação pela água tem múltiplas dimensões, incluindo aspectos culturais, educacionais, científicos, religiosos, éticos, sociais, políticos, jurídicos, institucionais e econômicos.

A abordagem multidisciplinar é essencial para entender as várias facetas implícitas no conceito e agregar diversos aspectos em uma visão holística. Além disso, para ser bem sucedida e duradoura, a cooperação pela água precisa de um entendimento comum, interdisciplinar, do que sejam as necessidades e os desafios quanto ao uso da água. Construir um consenso sobre as respostas adequadas a estas questões será o foco principal do Dia Mundial da Água, em 2013, e do Ano Internacional de Cooperação pela a Água.

Comments are closed.