Pesquisas científicas pela conservação do mar

O cavalo-marinho e a fazenda  coralínea no mar de Búzios que vem sendo estudado para garantir a preservação dessas e de outras espécies. (Fotos: Divulgação)

O cavalo-marinho e a fazenda coralínea no mar de Búzios que vem sendo estudado para garantir a preservação dessas e de outras espécies. (Fotos: Divulgação)

O Parque dos Corais de Búzios é uma recente unidade de conservação de proteção integral e através do Projeto Coral Vivo está desenvolvendo estudos em parceria com universidades públicas do estado e do país sobre o comportamento dos animais marinhos, como as comunidades coralíneas e peixes. Entre as quatro pesquisas que estão sendo feitas simultaneamente uma é sobre a diminuição considerável dos cavalos-marinhos no balneário e outra é sobre a fazenda experimental de corais-de-fogo, no intuito de conhecer a taxa de crescimento e a possibilidade de recolonização da espécie, que sofreu coleta indiscriminada para uso em aquários e artesanato ao longo dos anos.

Fazenda coralínea

Fazenda coralínea

Além dessas, estão sendo desenvolvidos mapas com a profundidade do mar para elaboração das cartas náuticas e para o estudo da morfologia do fundo do mar, sendo necessária a participação dos pescadores no processo de mapeamento e de professores e alunos da graduação e da pós-graduação em Geoquímica da Universidade Federal Fluminense (UFF). Há ainda o estudo pelo monitoramento da flora e fauna aquáticas. Apesar da abundância do coral-estrela na localidade, resultados apontaram sinais graves de degradação, com influência das mudanças temporais e as causadas pelo homem.

O Parque dos Corais visa a conservação de seres marinhos e para conscientizar sobre a importância do lugar, o Centro de Visitantes do Parque dos Corais de Búzios, na Rua das Pedras, com entrada gratuita, traz uma exposição imersiva, multimídia e interativa, para trazer todo o colorido e beleza do mundo submarino de Búzios à superfície. É o mais moderno centro de visitantes de parque marinho, que conta ainda com um pequeno museu com peças físicas cedidas pelo Museu Nacional e um aquário com espécies vivas da região. O Centro de Visitantes é aberto também a visitas monitoradas, pré-agendadas para grupos escolares em horários especiais.

Mais informações: Projeto Coral Vivowww.coralvivo.org.br

Comments are closed.