Fórum Fluminense de Comitês se reuniu no XIV ENCOB

Gláucia Sampaio, gerente da GEAGUA, Gerência de Águas, vinculada à DIGAT, Diretoria de Gestão de Águas e Territórios, do INEA (Instituto Estadual do Ambiente). (Foto: Dulce Tupy)

Gláucia Sampaio, gerente da GEAGUA, Gerência de Águas, vinculada à DIGAT, Diretoria de Gestão de Águas e Territórios, do INEA (Instituto Estadual do Ambiente). (Foto: Dulce Tupy)

Os Comitês de Bacia do Estado do Rio de Janeiro, reunidos no XIV ENCOB, junto com o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), aprovaram a proposta do Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ) assumir as funções de entidade executora do Fórum Fluminense de Comitês de Bacias. A proposta também foi aceita por unanimidade, posteriormente, na reunião do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERHI), realizada no dia 12 de dezembro, no auditório do INEA. A partir daí os comitês poderão destinar recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FUNDRHI) para a estruturação do Fórum. Outra atribuição do CILSJ será a busca de patrocinadores para a realização de atividades do Fórum Fluminense. O Fórum Fluminense é um organismo que já existe há cerca de 10 anos, mas só, recentemente, durante a Rio+20, foi reativado.

“O Fórum reúne os comitês de bacia do Estado do Rio de Janeiro, na busca de objetivos comuns e superação das deficiências coletivas, na tentativa de atingir a excelência da gestão participativa”, disse Gláucia Sampaio, gerente da GEAGUA – Gerência da Diretoria e Gestão das Águas e Territórios do Instituto Estadual do Ambiente (DIGAT/INEA), na apresentação que fez no Painel “Política de Recursos Hídricos – Compartilhando Experiências”, no XIV ENCOB, em Cuiabá, Mato Grosso. Dos 9 comitês integrantes do Fórum Fluminense, 6 enviaram representantes ao ENCOB: o CBH Médio Paraíba, o CBH Piabanha, o CBH Macaé e das Ostras, o CBH Dois Rios, o CBH Lagos São João e o CBH Baixo Paraíba do Sul.

Na ocasião, Gláucia Sampaio falou sobre o trabalho que vem se realizando junto às entidades delegatárias e comitês de bacia no Estado do Rio de Janeiro e comemorou a integração dos comitês no Fórum Fluminense. O presidente do Comitê de Bacia Macaé e das Ostras, Affonso Henrique de Albuquerque, foi escolhido para ser o coordenador geral do Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas.

Comments are closed.