Boas decisões marcam a última reunião do Comitê em 2012

A reunião do CBH Lagos São João lotou a Casa da Cultura, em Araruama. (Fotos: Edimilson Soares)

A reunião do CBH Lagos São João lotou a Casa da Cultura, em Araruama. (Fotos: Edimilson Soares)

A última reunião do ano direcionada aos integrantes do Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João (CBHLSJ) lotou a Casa de Cultura de Araruama. Na reunião ordinária, a plenária aprovou alterações no Regimento Interno do Comitê, entre elas a criação do Subcomitê do Rio Una. Agora são 4 os subcomitês do CBH Lagos São João: Subcomitê de Saquarema, Subcomitê de Araruama, Subcomitê São João e o novo Subcomitê do Una. Foi apresentado também o calendário do processo eleitoral do Comitê, cuja eleição será em fevereiro.

Jaime Azulay e Carlos Gontijo, do CBH Lagos São João, e Mário Flávio, do Consórcio Intermunicipal Lagos São João.

Jaime Azulay e Carlos Gontijo, do CBH Lagos São João, e Mário Flávio, do Consórcio Intermunicipal Lagos São João.

Em seguida, foi apresentado o Cadastro Ambiental Rural (CAR). Segundo a coordenadora técnica do Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ), Natália Ribeiro, o programa é coordenado pela Gerência de Serviços Florestais (GESEF), do INEA (Instituto Estadual do Ambiente). A respeito do CAR, o superintendente regional do INEA na Região dos Lagos, Túlio Vagner, afirmou que os Comitês de Bacia vão funcionar como escritórios avançados para o trabalho do CAR. Segundo Túlio, a área rural é um setor que exige cuidados e tem muito a se fazer. O CAR é obrigatório e tem prazo de 1 ano para ser efetuado.

Na sequência, foram feitos relatos daqueles que participaram do XIV ENCOB, Encontro Nacional de Comitês de Bacia, ocorrido de 4 a 9 de novembro, em Cuiabá, Mato Grosso. O XIV ENCOB tece participação significativa de membros do CBHLSJ, entre eles o presidente Carlos Gontijo, Tulio Vagner, o secretário do CILSJ Mário Flávio e do CBHLSJ, Jaime Azulay, Dalva Mansur, Edna Calheiros, Lina Volcker, Sival Silva e outros. Dalva, Edna e Túlio falaram sobre o encontro e a jornalista Dulce Tupy, diretora da Tupy Comunicações e editora do jornal Voz das Águas, fez um relato do seminário promovido pela Agência Nacional de Águas (ANA) “Água, Comunicação e Sociedade”.

O secretário executivo do CILSJ, Mário Flávio, apresentou ainda o Plano de Aplicação de Recursos, Ano Base 2011 e a equipe do Consórcio, agora delegatária de dois Comitês, o CBH Lagos São João e o CBH Macaé e Ostras. Foram apresentados os Relatórios de Gestão e de Situação, que deverão estar no site do Consórcio e do Comitê: www.lagossaojoao. A técnica do CILSJ, Marília Salgado, apresentou o Geoprocessamento da Bacia Lagos São João. E, o extensionista do CILSJ Gabriel Kruschewsky relatou trabalho relacionado ao Fundo de Boas Práticas (FUNBOAS), na microbacia do Roncador, em Saquarema.

Comments are closed.