Subcomitês de Saquarema, São João e Araruama em processo de reativação

A reunião em Saquarema será na Serra do Matogrosso. (Fotos: Edimilson Soares)

A reunião em Saquarema será na Serra do Matogrosso. (Fotos: Edimilson Soares)

O Comitê da Bacia Hidrográfica Lagos São João (CBHLSJ) é dividido em três subcomitês: o Subcomitê das Lagoas de Saquarema, o Subcomitê da Lagoa de Araruama e o Subcomitê do Rio São João. Nessa esfera menor é mais facilitada a discussão sobre a realidade local, além da agilidade e foco nas temáticas, para a gestão do território e das águas. Por isso a intenção de mobilizar os membros desses três subcomitês, para reativação de suas atividades.

O Subcomitê da Lagoa de Araruama abrange também o Rio Una e o reservatório ou Lagoa de Juturnaíba. O Subcomitê de Saquarema abrange as lagoas de Saquarema, Jaconé e Jacarepiá. Os 3 Subcomitês têm em sua composição representantes do governo, de usuários, de ONGs locais e sociedade civil. A diretoria colegiada do subcomitê da Lagoa de Araruama é composta pelo IPEDS (Dalva Mansur) e Clube Náutico de Araruama (Dominique Babelon); o Subcomitê da Lagoa de Saquarema, com a ONG Arte por Arte Brasil (Sylvana Moreira) e AMEAS (Layla Garrido); e o Subcomitê do Rio São João, pela ALA Foz São João (Sival Silva), DRM-RJ (Pedro Hugo), Sindicato Rural de Silva Jardim (Amaro Viana) e APAREIA (Gilmar Jacob).

Nesta nova fase, a primeira reunião será do subcomitê de Saquarema, dia 19 de outubro, realizada na Pousada Vale dos Sonhos, no Terceiro Distrito, Sampaio Corrêa. Na pauta está a apresentação dos estudos biológicos da Lagoa de Saquarema, a metodologia de elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico, o monitoramento da Lagoa de Saquarema, projetos e obras da concessionária de água e esgoto, Águas de Juturnaíba no Primeiro e Segundo Distritos e da Cedae em Jaconé, a obra do vertedouro da Lagoa de Jacarepiá e as ações do Consórcio Intermunicipal Lagos São João na área do subcomitê, entre outros assuntos.

O subcomitê da bacia do Rio São João se reunirá no dia 22 de outubro, no auditório da Associação Mico-Leão-Dourado, na Reserva Biológica de Poço das Antas, Distrito de Aldeia Velha, em Silva Jardim. A pauta da reunião inclui a apresentação da metodologia de elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico, o monitoramento do Rio São João, projetos e obras das concessionárias de água e esgoto (Águas de Juturnaíba e SAAE Casimiro de Abreu), apresentação Projeto Acqua São João e ações do CILSJ na bacia. O subcomitê da Lagoa de Araruama, também já marcou reunião, dia 26 de outubro, em local, horário e pauta a serem divulgados no site: www.lagossaojoao.org.br.

A reunião do Subcomitê São João será na sede da Associação Mico-Leão-Dourado, na Reserva Biológica Poço das Antas, em Silva Jardim.

A reunião do Subcomitê São João será na sede da Associação Mico-Leão-Dourado, na Reserva Biológica Poço das Antas, em Silva Jardim.

Comments are closed.