Parque dos Corais de Búzios é aberto às escolas

O Projeto Coral Vivo oferece visitas orientadas gratuitas para rede pública e particular. Foto: Divulgação/Marcelo Vallin

O Projeto Coral Vivo oferece visitas orientadas gratuitas para rede pública e particular. Foto: Divulgação/Marcelo Vallin

Aulas sobre conservação marinha, teia alimentar e oceanografia têm agora um cenário inovador. O Projeto Coral Vivo, patrocinado pelo Programa Petrobras Ambiental, abriu o Centro de Visitantes do Parque dos Corais de Búzios para agendamento de grupos escolares, em horários especiais. Assim, o público tem acesso gratuito à exposição multimídia e interativa, como se estivesse dentro de um coral-cérebro vendo o que ocorre no mundo submerso, livre para desvendar toda a sua beleza e relevância.

No mosaico de fragmentos inspirados em pólipos de corais, são projetados vídeos em alta definição de seres que habitam o mar em Búzios, com seus respectivos sons. Quatro telas interativas fazem parte do projeto cenográfico, assim como vitrines de esqueletos de corais emprestados da Coleção Científica do Museu Nacional (UFRJ). Já no lado de fora, os estudantes entram em contato com um aquário marinho com as espécies vivas – o que torna a experiência ainda mais completa. É o mais moderno centro de visitantes de parque marinho, que já recebeu a visita de mais de 600 estudantes no primeiro semestre de 2012, mobilizados por 80 educadores.

Mais do que aulas de biologia, ciência e meio ambiente, o Parque dos Corais de Búzios pode ser utilizado como instrumento de educação de forma multidisciplinar. Ele fica na histórica casa Colônia de Pescadores Z-23, onde funcionou a primeira escola de Búzios. Educadores interessados em visitas orientadas devem ligar com antecedência para o telefone: (22) 2623-0224. As visitas podem ser agendadas de segunda a sexta-feira, em três turnos: manhã, tarde e noite. Apenas uma escola é atendida por dia.

Mais informações: www.coralvivo.org.br

Comments are closed.