Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas será em Cuiabá

O XIV Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB) vai se realizar de 4 a 9 de novembro, em Cuiabá, Mato Grosso, e tem por finalidade reunir membros dos comitês de bacias hidrográficas, técnicos de órgãos gestores de recursos hídricos, representantes de usuários, poder público, pesquisadores, estudantes, membros da sociedade civil e interessados em discutir e aprofundar conhecimentos relacionados à gestão e capacitação em recursos hídricos. O ENCOB é promovido pela Rede Brasil de Organismos de Bacia (REBOB) em parceria com o Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, com apoio do Governo do Estado do Mato Grosso, através da Secretaria do Meio Ambiente.

O evento terá como tema “Comitês de Bacia: trabalhando soluções para a sustentabilidade da gestão das águas” e tem como objetivo possibilitar que os comitês de bacia identifiquem as oportunidades e desafios para a promoção da gestão integrada das águas, de forma participativa e descentralizada, de modo a apontar para toda a sociedade a efetiva sustentabilidade dos recursos hídricos. O ENCOB é um evento anual, de grande relevância para a gestão das águas em nível nacional. Organizado para fortalecer os comitês de bacias e a troca de experiências, o ENCOB visa a melhoria dos processos de gestão.

A abertura solene será no dia 5 de novembro, segunda-feira, mas de fato o ENCOB começa no domingo, dia 4, com um seminário sobre “Água, Comunicação e Sociedade”, promovido pela Agência Nacional de Águas (ANA). Na segunda-feira, terá início o I Seminário de Recursos Hídricos da América do Sul e Caribe, além da reunião do Fórum de Órgãos Gestores das Águas (FNOGA), culminando com a abertura oficial do evento. Durante o ENCOB serão ministrados cursos e oficinas de capacitação, com os temas: Noções Gerais da Gestão de Recursos Hídricos, Técnica de Elaboração de Projetos, Educação Ambiental, Plano de Bacia e Gestão Integrada: águas superficiais e águas subterrâneas.

Também será ministrada uma oficina sobre Adaptação às Mudanças Climáticas, além de reuniões da Bacia do Rio da Prata e do Conselho Nacional de Recursos Hídricos, conferências, apresentações de Boas Práticas e debates sobre “A integração das Políticas de Irrigação” e “O papel e importância da Sociedade Civil na Gestão das Águas”. O encerramento será com a Assembleia Geral dos Comitês de Bacias.

Comments are closed.