Comitês de Bacia assinam convênios e reativam Fórum Fluminense

A diretora do DIGAT/Inea, Rosa Formiga, o superintendente da ANA, Rodrigo Flecha,  a vice-presidente do Inea, Denise Rambaldi, o subsecretário executivo da SEA, Luiz Firmino  e a gerente Glaucia Sampaio, da Geágua/DIGAT/Inea, coordenadora do evento. (Fotos: Edimilson Soares)

A diretora do DIGAT/Inea, Rosa Formiga, o superintendente da ANA, Rodrigo Flecha, a vice-presidente do Inea, Denise Rambaldi, o subsecretário executivo da SEA, Luiz Firmino e a gerente Glaucia Sampaio, da Geágua/DIGAT/Inea, coordenadora do evento. (Fotos: Edimilson Soares)

Os participantes do encontro que resultou na reativação do Fórum Fluminense de Comitês de Bacia.

Os participantes do encontro que resultou na reativação do Fórum Fluminense de Comitês de Bacia.

O encontro dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado fez parte da agenda da Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio+20. Este evento aconteceu no dia 21 de junho, no Parque dos Atletas, zona oeste do Rio de Janeiro. O resultado foi a reativação do Fórum Fluminense dos Comitês de Bacias Hidrográficas e as parcerias firmadas no âmbito do Programa Agenda Água nas Escolas, do Instituto Estadual do Ambiente (INEA). Ficou decidida a ampliação do Programa e foram formalizados três novos convênios que contarão com a gestão do Instituto Ipanema. A diretora de Gestão das Águas e do Território do INEA, Rosa Formiga, a gerente de Gestão das Águas, Glaucia Sampaio, e a presidente do Instituto Ipanema, Ninon Machado, assinaram o contrato.

O subsecretário executivo da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), Luiz Firmino Pereira, a presidente do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERHI), Luiza Cristina Krau, coordenador-geral do Fórum Nacional dos Comitês de Bacia Hidrográficas, Mario Dantas e o superintendente de recursos hídricos da Agência Nacional de Águas, Rodrigo Flecha, entre outros, participaram das palestras e debates.

O presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João, Carlos Gontijo em apresentação sobre a gestão na bacia.

O presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João, Carlos Gontijo em apresentação sobre a gestão na bacia.

Fizeram apresentações os comitês fluminenses: Comitê de Bacia Hidrográfica da Baía da Ilha Grande, Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Guandu, da Guarda e Guandu-Mirim, Comitê de Bacia Hidrográfica Médio Paraíba do Sul, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piabanha e das Sub-Bacias Hidrográficas dos Rios Paquequer e Preto, Comitê da Região Hidrográfica da Baía de Guanabara e dos Sistemas Lagunares de Maricá e Jacarepaguá, Comitê das Bacias Hidrográficas das Lagoas de Araruama e Saquarema e dos Rios São João e Una, Comitê de Bacia Hidrográfica Rio Dois Rios, Comitê de Bacia Hidrográfica Macaé e das Ostras, Comitê de Bacia Hidrográfica Baixo Paraíba do Sul, e Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP), este último abrangendo áreas do Estado do Rio de Janeiro, de São Paulo e Minas Gerais. O Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João (CBHLSJ) participou do evento através da palestra do atual presidente Carlos Gontijo, que falou sobre a região hidrográfica, abordando os principais pontos de atuação e gestão do comitê na bacia acompanhando o tema do encontro “Governança das Águas através de Organismos Colegiados”.

A plateia do evento.

A plateia do evento.

Comments are closed.