Inaugurada a ETE Jardim Esperança

Sobe para 80% o índice de esgoto tratado na Região dos Lagos

A inauguração inicia um novo ciclo no saneamento da região. (Foto: ASCOM/Prolagos)

A inauguração inicia um novo ciclo no saneamento da região. (Foto: ASCOM/Prolagos)

A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Jardim Esperança construída pela empresa concessionária de água e esgoto Prolagos, em parceria com o Governo do Estado, na Estrada Campos Novos, em Cabo Frio, foi inaugurada no dia 8 de maio. A inauguração contou com a presença do deputado estadual Paulo Melo, presidente da Assembleia Legislativa (ALERJ), do secretário Estadual do Ambiente, Carlos Minc, representando o governador Sergio Cabral, do subsecretário do Ambiente, Luiz Firmino, da presidente do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Marilene Ramos e do prefeito de Cabo Frio Marcos Mendes, entre outras autoridades.

Ao entrar em pré-operação, em julho de 2011, o índice de atendimento de coleta e tratamento de esgoto na área de concessão da Prolagos era de 71%. A ETE Jardim Esperança é a quinta da Prolagos, que também tem ETEs em São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande, Búzios e mais uma em Cabo Frio. Em 2012, calcula-se que a região, incluindo a cobertura ao município de Araruama, realizado pela Águas de Juturnaíba, já atinja 80% de esgoto coletado e tratado.

Com esta inauguração, a Prolagos, que faz parte do Grupo Equipav, também está iniciando uma nova fase do esgotamento sanitário na região. Com capacidade para tratamento de 160 litros por segundo, a ETE Jardim Esperança é totalmente sustentável e o processo de tratamento ocorre sem a adição de produtos químicos, utilizando as bactérias do próprio esgoto para a depuração da matéria orgânica. O efluente tratado é lançado no Canal da Malhada, um canal artificial, construído para receber a drenagem local e que desemboca no Rio Una.

Comments are closed.