Programa Agenda Água na Escola é considerado “Solução para Água” no 6° Fórum Mundial na França

O Agenda Água na Escola com membros do Fórum da Agenda 21 de Casimiro de Abreu em ação integrada. (Foto: Agenda 21 Casimiro de Abreu)

O Agenda Água na Escola com membros do Fórum da Agenda 21 de Casimiro de Abreu em ação integrada. (Foto: Agenda 21 Casimiro de Abreu)

O Programa Agenda Água na Escola – Mobilização Social e Educação Ambiental para Gestão das Águas do Estado do Rio de Janeiro – desenvolvido pelo Grupo de Educação para o Meio Ambiente (GEMA) foi considerado como uma das Soluções para Água (Solutions for Water) pelo 6 º Fórum Mundial da Água. Solutions for Water é uma plataforma on line lançada no 6 º Fórum Mundial da Água, realizado em março, em Marselha, na França, que apresentou soluções relacionadas a problemas de água em todo o mundo. O principal objetivo da plataforma é se tornar um centro de conhecimento das soluções concretas para o dilema da água. Além disso, que seja um site de rede social, voltado para pessoas, instituições, organizações, empresas e ONGs.

Com foco na gestão integrada dos recursos hídricos no Estado do Rio de Janeiro, o Programa Agenda Água na Escola teve uma atuação pioneira nos municípios de Arraial do Cabo, Araruama, Armação dos Búzios e Cabo Frio. O objetivo é a formação de jovens gestores ambientais para o monitoramento da qualidade da água e controle da ocupação da faixa marginal permanente de rios e lagoas. Revelando-se um eficaz instrumento de mobilização social, gestão integrada dos recursos hídricos e conservação ambiental, o programa atingiu diversas escolas da rede pública, municipal e estadual nos municípios.

Na primeira fase, o programa capacitou agentes multiplicadores, trabalhando especificamente as questões relativas ao ciclo da água, os resíduos sólidos e os espaços de gestão. Sensibilizando professores e alunos, o Agenda Água na Escola desenvolveu de forma participativa um diagnóstico socioambiental, promoveu a coleta da água, elaborou relatórios e organizou dados do monitoramento da qualidade da água. A partir daí, construiu uma agenda de prioridades, com propostas de ações nos pontos monitorados. O programa realizou também eventos culturais, para divulgação de dados e pactuação da Agenda Água. E, finalmente, preparou um seminário de avaliação.

Recentemente, em Casimiro de Abreu, o Programa Agenda Água nas Escolas contou com o apoio do Fórum da Agenda 21, para ações que envolveram estudantes da Escola Estadual Mataruna, de maio a dezembro de 2011. Nos encontros, os alunos aprenderam sobre reflorestamento, plantaram mudas e visitaram a Escola da Mata Atlântica, no Distrito de Aldeia Velha, em Silva Jardim. Nas reuniões, os jovens pesquisaram sobre a hidrografia local, realizaram biomapas e desenvolveram uma agenda de propostas sustentáveis, entre elas a mudança de hábitos relacionados a saneamento e à gestão de recursos naturais. O Programa Agenda Água na Escola é desenvolvido em parceria com o Consórcio Intermunicipal Lagos São João e Comitê da Bacia Hidrográfica Lagos São João.

Comments are closed.