Câmaras Técnicas – Edição 7

Comunicação Social

A comunicação social do Comitê de Bacia Lagos São João (CBHLSJ) vem dando uma guinada nos últimos tempos, desde que o jornal Voz das Águas passou a circular por todo o país, inclusive em versão online, no site www.vozdasaguas.com. Alavancado pelas redes sociais, Facebook e Twitter, com a missão de divulgar as ações do CBHLSJ e do Consórcio Intermunicipal Lagos São João, O Voz das Águas se tornou um espaço privilegiado de difusão de ideias e ações ambientais. Paralelamente às 6 edições do Voz das Águas, no ano de 2011, foi efetuado também um trabalho de assessoria de imprensa, pela Tupy Comunicações e foi reformulado o site institucional dos CILSJ/CBHLSJ, criado e mantido pela Himalaia Comunicações.

Layla Garrido

Layla Garrido

Apesar de todas estas atividades, durante o ano de 2011 a Câmara Técnica de Comunicação (CTCom) ficou desativada e está retomando agora, no início de 2012, sua atuação. Neste sentido, a primeira reunião do ano foi em fevereiro, quando novos membros foram apresentados e cumpriram uma extensa pauta, incluindo a eleição da nova coordenação: a pedagoga Layla Garrido, representante da Associação das Mulheres Empreendedoras Acontecendo em Saquarema (AMEAS) e a jornalista Karla Drumond, que ficou como relatora.

Também foi feito um balanço das atividades da Assessoria de Comunicação Social em 2011 e foi apresentado um Programa de Comunicação Social, que será debatido nas próximas reuniões. Na ocasião, a jornalista Dulce Tupy, editora do Voz das Águas, informou que foi extinta esta assessoria do Comitê de Bacia Lagos São João, até que o Programa de Comunicação Social seja aprovado.

Institucional Legal

A Câmara Técnica Institucional Legal reuniu-se na sede da Prolagos e definiu diretrizes para a aprovação dos projetos do Comitê de Bacia Lagos São João. (Foto: Edimilson Soares)

A Câmara Técnica Institucional Legal reuniu-se na sede da Prolagos e definiu diretrizes para a aprovação dos projetos do Comitê de Bacia Lagos São João. (Foto: Edimilson Soares)

A aplicação de recursos do Comitê da Bacia Hidrográfica Lagos São João (CBHLSJ), oriundos da cobrança pelo uso da água, é um dos objetivos da Câmara Técnica Institucional Legal (CTIL). Coordenada pelo secretário executivo do CBHLSJ e engenheiro da CEDAE, Jaime Azulay, que ressaltou na última reunião da CTIL a excelente atuação do Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ) na execução dos projetos, a CTIL acompanha os projetos executados com recursos do FECAM (Fundo Estadual do Meio Ambiente).

Graças ao novo modelo adotado pela CTIL, que prevê o acompanhamento de prazos e execuções dos projetos, haverá agora maior transparência das ações do CILSJ, delegatária do CBHLSJ, com função de Agência de Águas na bacia. Por solicitação do coordenador Azulay, na última reunião da CTIL, realizada em janeiro, na sede da Prolagos, também avaliou-se a importância dos projetos apresentados ao CBHLSJ, rigorosamente identificados e descritos, para que haja controle de todo o processo.

O assessor jurídico do CILSJ, Fábio Jardim, explicou a necessidade e importância da correta identificação dos responsáveis pelos projetos encaminhados à CTIL, como um facilitador do trabalho. Na ocasião, houve também o parecer da CTIL ao Plano de Investimentos, ano base de arrecadação 2010, aprovado pelo CBHLSJ. Para garantir constitucionalidade e legalidade à dinâmica da análise e possível aprovação dos projetos, a CTIL torna-se referência para a elaboração do Plano de Investimento com recursos do ano base de arrecadação 2011.

Comments are closed.