Reinaugurada sede da SUPLAJ em Araruama

O prefeito de Araruama André Mônica, o subsecretário do Ambiente Luiz Firmino, o superintendente da Suplaj, Tulio Vagner, a vice-presidente do INEA Denise Rambaldi e a presidente Marilene Ramos inaugurando a reforma da  sede do INEA na Bacia Lagos São João. (Foto: Edimilson Soares)

O prefeito de Araruama André Mônica, o subsecretário do Ambiente Luiz Firmino, o superintendente da Suplaj, Tulio Vagner, a vice-presidente do INEA Denise Rambaldi e a presidente Marilene Ramos inaugurando a reforma da sede do INEA na Bacia Lagos São João. (Foto: Edimilson Soares)

A antiga sede da Superintendência do INEA Lagos São João (SUPLAJ), em Araruama, passou por uma boa reforma. Como reflexo dos novos tempos, desde que se fundiram a FEEMA, o IEF e a SERLA, o atual INEA comemorou as novas instalações com melhor infraestrutura, trazendo mais recursos para Araruama e toda a região, que abrange vários municípios. Estiveram presentes na reinauguração o prefeito de Araruama e presidente do Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ), André Mônica, o subsecretário estadual do Ambiente, Luiz Firmino, a Presidente do INEA Marilene Ramos, a vice Denise Rambaldi, o superintendente regional da SUPLAJ, Tulio Vagner, a Diretora de Gestão das Águas e do Território do INEA, Rosa Formiga, e o secretário executivo do Consórcio Intermunicipal Lagos São João Mário Flávio Moreira, entre outros.

Para o subsecretário do Ambiente, Luiz Firmino este foi um grande momento para a região: “Eu acho que essa é uma retomada de vanguarda, de uma série de aspectos da gestão das águas. Hoje temos um sistema que trata 80% do esgoto. Esse é o maior nível de tratamento do Estado. Essa é uma região para a gente realmente adotar, junto com o Consórcio que vem tocando um trabalho de integração de toda região e do próprio INEA, com apoio das prefeituras. O INEA tem que ser o baluarte desse processo, porque é o órgão ambiental do Estado”, afirmou Firmino.

Entre as demais autoridades que foram conferir as reformas da sede estavam o vice-presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica Lagos São João (CBHLSJ) e superintendente da concessionária Águas de Juturnaíba, Carlos Gontijo, além de técnicos do INEA, entre eles Sérgio Ricardo Soares, gestor do Parque Estadual Costa do Sol e Luiz Vieira, chefe da APA da Massambaba. O INEA atua de forma descentralizada por meio de 9 superintendências das regiões hidrográficas que abrangem os 92 municípios do Estado. A SUPLAJ abrange totalmente os municípios de Silva Jardim, Araruama, Cabo Frio, Armação de Búzios, Saquarema, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia e Arraial do Cabo; e parcialmente os municípios de Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu e Maricá.

Comments are closed.