Rio Rural entrega redes ambientalmente corretas aos pescadores em Jaconé

Pescadores de Saquarema receberam as redes ecológicas. (Foto: Dulce Tupy)

Pescadores de Saquarema receberam as redes ecológicas. (Foto: Dulce Tupy)

O Rio Rural é o Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável em Microbacias Hidrográficas, da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Realizado pela Superintendência de Desenvolvimento Sustentável, o programa está sendo implantado em 59 municípios, entre eles Saquarema, que já iniciou suas atividades na microbacia do Rio Roncador, na Serra do Matogrosso, em Sampaio Corrêa.

Recursos do Rio Rural estão começando a chegar e o primeiro repasse foi para a compra e distribuição de redes de pesca aos pescadores. A entrega das redes de pesca ecológicas foi feita na Manitiba, em Jaconé, em frente ao Bar do Xavier, num largo no final da rua 14, onde esteve o famoso naturalista Charles Darwin, pai da Teoria da Evolução, no século XIX.

Coordenado pelo Escritório Local da Emater-Rio em Saquarema, o evento reuniu técnicos, pescadores e lideranças comunitárias. Segundo o coordenador do programa e supervisor local da Emater-Rio, engenheiro agrônomo João Batista Pereira, este foi um importante passo no sentido de se concretizar mais uma etapa do Rio Rural, que teve início em agosto de 2009. No futuro, está prevista a fundação de uma capatazia, uma espécie de filial, da Colônia de Pesca Z-24, em Jaconé, às margens da Lagoa de Saquarema, onde desemboca o Rio Roncador.

Tendo a microbacia como unidade de planejamento, o Rio Rural vai beneficiar os moradores dos bairros do Roncador, Buracão, Mato Grosso, Serra dos Pinheiros, Baziléia e Jaconé, onde vivem agricultores, pecuaristas, pescadores, piscicultores, praticantes de ecoturismo e esportes radicais, donos de pousadas e lideranças comunitárias. O programa envolve parcerias com a Associação de Pequenos Produtores Rurais de Saquarema (Aprosa), Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Saquarema, Sindicato Rural, Associação de Moradores e Amigos de Jaconé, Associação de Moradores e Amigos do Mato Grosso e Colônia de Pescadores Z-24, entre outros.

Além do aporte de verbas do Rio Rural, a microbacia do Roncador também está sendo beneficiada com recursos do Fundo Socioambiental de Boas Práticas em Microbacias – FUNBOAS, do Comitê de Bacia Lagos São João, sendo selecionada pela Câmara Técnica de Microbacias devido a sua extrema importância para a conservação dos recursos hídricos. Está prevista a realização de diversas atividades com foco nas boas práticas ambientais.

A magnífica vista da Lagoa de Saquarema, do alto da Serra do Mato Grosso, na bacia do Rio Roncador. (Foto: Flávia Lanari)

A magnífica vista da Lagoa de Saquarema, do alto da Serra do Mato Grosso, na bacia do Rio Roncador. (Foto: Flávia Lanari)

Comments are closed.