III Pré-ENCOB será no Rio

Cerca de 45% do território brasileiro possui Comitês de Bacias Hidrográficas, implantados ou em fase de implantação, o que significa que a sociedade compartilha da gestão dos recursos hídricos de forma integrada, estabelecendo critérios, definindo ações e políticas públicas necessárias à preservação das águas. Aproximadamente 50 mil pessoas, direta ou indiretamente, participam destes colegiados, em 19 Estados da Federação. Os restantes 55% do território nacional ainda não implantaram Comitês de Bacia pela abundância de água, caso das regiões Norte e Centro-oeste, mas já se organizam para integrar a ampla discussão sobre a gestão participativa dos recursos hídricos. A Rede Brasil de Organismos de Bacia (REBOB) e o Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas organizam anualmente o ENCOB, Encontro Nacional dos Comitês de Bacia. Ano passado ocorreram também os Pré-ENCOBs, com temáticas específicas.

O I Pré-ENCOB foi em Vitória (ES), quando os Comitês de Bacias Hidrográficas Costeiras do país debateram as questões que envolvem a foz e o estuário dos rios brasileiros. Já o II Pré-ENCOB, focado na questão das águas minerais, foi na cidade de São Lourenço (MG), onde se reuniu mais da metade dos Comitês de Bacias para elaborar propostas encaminhadas ao XII ENCOB, realizado em Fortaleza (CE) no final de 2010.

Este ano, o tema do III Pré-ENCOB, que vai se realizar de 29 a 31 de agosto, na Firjan, no Rio, é “O fator água nas regiões metropolitanas”. É um evento preparatório para o XIII ENCOB, previsto para acontecer em outubro, em São Luiz (MA). Informações no site: www.encob.org/rio2011

Comments are closed.