Cedae vai levar água a Jaconé

A prefeita de Saquarema, Franciane Motta, na assintura do Convênio com a CEDAE (Foto: Edimilson Soares)

A prefeita de Saquarema, Franciane Motta, na assintura do Convênio com a CEDAE (Foto: Edimilson Soares)

O abastecimento de água em Jaconé, Saquarema foi celebrado com a assinatura, dia 19 de maio, de um contrato entre governo do Estado, através da Cedae, Prefeitura Municipal e Governo Federal, para realização das obras que irão implementar o sistema de captação e distribuição de água, para cerca de 12 mil habitantes, em Jaconé. O projeto contempla não só a tão sonhada água, mas também um programa de educação ambiental. A obra consiste em captar água do Rio Roncador, através de tubulações e, por bombas submersíveis, a água chegará a uma elevatória, que também será construída, além de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) e um reservatório com capacidade para 1 milhão de litros.

Depois de tratada, a água segue para a rede distribuidora, que constará de mais de 24 Km de tubulação e 12 mil ligações equipadas com hidrômetros. O investimento de R$ 8 milhões faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e é uma medida visando o abastecimento de água de toda a região no entorno do Complexo Petroquímico da Petrobras (COMPERJ), que está sendo construído em Itaboraí. A cerimônia de assinatura do contrato teve a presença do governador Sérgio Cabral, do vice-governador e secretário estadual de Obras Luis Fernando Pezão, do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Paulo Melo, do presidente da Cedae, Wagner Victer, e da prefeita de Saquarema, Franciane Motta, entre outras autoridades, como o prefeito de Silva Jardim e presidente do Comitê da Bacia Lagos São João (CBHLSJ), Marcello Zelão, e o prefeito de Araruama e presidente do Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ), André Mônica.

Há anos a água é uma reivindicação de Jaconé, uma localidade situada no Terceiro Distrito de Saquarema, Sampaio Corrêa. Por sua proximidade com Maricá e Itaboraí, pela beleza da praia e atrativos turísticos, Jaconé é um dos bairros que mais cresce no município. Os outros dois distritos do município, Bacaxá e Saquarema, já são abastecidos com água tratada, pela concessionária Águas de Juturnaíba.

Comments are closed.