XII ENCOB: Encontro Nacional dos Comitês de Bacias

Realizou-se em Fortaleza (CE), o XII ENCOB, que reuniu cerca de 190 Comitês de Bacias de todo o país. Com o tema “A importância da comunicação e da mobilização”, o XII ENCOB focou a comunicação como política estratégica de mobilização. Outro tema relevante foi a revisão do Plano Nacional de Recursos Hídricos. Presidido por Lupercio Ziroldo, coordenador geral do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, o XII ENCOB promoveu palestras como a do médico e ex-presidente do CBH-Velhas/MG, Apolo Heringer Lisboa, que falou sobre a “Qualidade da Água e Saúde Pública – O papel dos Comitês de Bacia na informação”, com base em sua experiência com o Projeto Manuelzão, realizado na Bacia do Rio São Francisco. Apolo foi ovacionado como um pop star (aliás ele terminou sua palestra com a música Imagine, de John Lennon e o público cantando em uníssono).

O XII ENCOB abriu espaço também para oficinas temáticas, como a do WWF-Brasil sobre Mudanças Climáticas, que culminou com o lançamento do livro Nascentes do Brasil – Estratégias para a proteção de cabeceiras em bacias hidrográficas. O Consórcio Intermunicipal Lagos São João participou com uma delegação composta pelo presidente André Mônica, prefeito de Araruama, secretário executivo Mário Flávio Moreira, os coordenadores de programas Artur Andrade, Agnes Avellan e Natália Ribeiro (que fez uma apresentação do Programa FUNBOAS na Microbacia do Rio Cambucaes, em Silva Jardim), o engenheiro Jaime Azulay, da CEDAE, a coordenadora da Câmara Técnica de Comunicação e Divulgação, jornalista Dulce Tupy e o representante da União das Entidades de Pesca e Aquicultura do Estado do Rio de Janeiro, Sival Silva.

O INEA também compareceu com uma delegação encabeçada pelo então presidente Luiz Firmino, atualmente subsecretário estadual do ambiente, com a presença da professora Rosa Formiga, diretora da DGAT, Gláucia Sampaio, GEAGUA, entre outros técnicos. Participaram também o ex-presidente do CREA-RJ, José Chacon, o consultor da Rede de Recursos Hídricos da Confederação Nacional da Indústria, Percy Soares Neto e, o destaque internacional, Jean-François Donzier, diretor da Internacional da Água. O XII ENCOB reuniu mais de 1.500 pessoas, revelando a força que os Comitês de Bacia vêm adquirindo cada vez mais ao longo dos anos.

Comments are closed.